terça-feira, 25 de fevereiro de 2014


Dicas de como fazer um bom resumo:


O resumo  é um apanhado geral das informações essenciais de algum conteúdo, seja este apresentado em forma de texto, livro, filme ou qualquer outra. Um bom resumo é aquele que consegue fazer com que alguém que não conheceu diretamente a produção em questão compreenda o assunto, transmitindo a mensagem de forma clara e completa e atentando-se aos conceitos básicos e indispensáveis e ignorando detalhes que sejam irrelevantes (cuidado, nem todos são!).
As principais dicas  para se fazer um bom resumo são: sintetizar as idéias e não exatamente as palavras utilizadas, economizar termos e evitar rodeios, indo diretamente à parte fundamental da informação, escrever em 3º pessoa e voz ativa (exemplo: Consiste-se em, Defende que…), introduzir as palavras-chaves e não colocar sua opinião pessoal (quando se apresenta sua visão particular, ou seja, faz-se uma crítica positiva ou negativa, o produto final deixa de ser um resumo e torna-se uma resenha).

·         Leitura atenta: é preciso ler com atenção o texto que se pretende resumir, destacando desde o início qual é o tema discutido e qual é a forma como o autor se apresenta, se ele se mantém distante ou próximo e de que recursos ele se utiliza para concordar ou discordar com determinados aspectos de um assunto, caso o texto envolva algum tipo de debate.
·         Identificação do gênero: Outro passo importante é identificar a que gênero pertence o texto original, ou seja, definir se a base do seu resumo é uma narrativa, uma crônica, um artigo de opinião, um capítulo de livro… São muitas as possibilidades e o que vai tornar esse processo de identificação mais fácil é um bom histórico de leituras, quanto mais se lê, mais familiaridade se tem com diversos tipos de texto.

·
        
Distinção entre as ideias primárias e secundárias: para montar um bom resumo, é preciso conhecer a ideia central de cada parágrafo, pois todo texto escrito em prosa (organizado em linhas e parágrafos)  apresenta um tema central e várias outras informações que se desenvolvem a partir do  núcleo presente em cada um dos agrupamento de frases. Partindo de uma ideia primária, o autor traz outras informações sobre o assunto (ideias secundárias), elas são importantes para a leitura, mas não são tão indispensáveis quanto às primeiras.
·         Esquematização do resultado da leitura: Durante o processo de leitura e de caracterização do texto original, é aconselhável que se vá anotando os aspectos identificados na ordem em que aparecem, uma técnica bastante utilizada é o sublinhamento, o ato de marcar as partes consideradas mais importantes é muito útil no momento de redigir o resumo.