As normas abaixo servem, para orientar, facilitar e padronizar a apresentação dos trabalhos escolares dos alunos das escolas as quais leciono ( EEEM - PROFª ELZA MARIA CORREA DANTAS E A EEEM - DR. ABEL FIGUEIREDO). No entanto, devo ressaltar que mediante o nível de escolaridade e dos objetivos propostos, as regras – aqui descritas – são básicas, não seguindo rigorosamente as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Mais se alguém se interessar em como fazer um trabalho escolar mais bem elaborado é só clicar na barra horizontal na parte superior deste Blog, onde se pode acessar meu MANUAL BÁSICO DE NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES PARA O ENSINO MÉDIO.
Todavia ai está algumas normas básicas:
TRABALHOS MANUSCRITOS OU DIGITADOS:
Regras Básicas:
- não havendo nenhuma exigência por parte do professor, a forma de apresentação do trabalho é livre, podendo ser manuscrito ou digitado;
- em qualquer destas formas deve-se respeitar as margens da folha: esquerda em 2,0 cm; direita, superior e inferior em 1,5 cm;
- é obrigatório o uso de caneta esferográfica (manuscrito) ou de tinta (digitado) de cor azul ou preta;
- o uso de caneta ou tinta de outra cor só será permitida no caso de títulos, subtítulos ou palavras-chaves;
- os trabalhos manuscritos devem ser apresentados em folhas de papel almaço pautado (com linhas);
- os trabalhos digitados devem ser apresentados em folhas de papel Ofício ou A4;
- caso haja acesso à Internet para a realização da pesquisa, o aluno NÃO poderá imprimir o texto original na íntegra e anexar ao trabalho. É preciso que se realize – primeiro – uma leitura (análise) e o resumo do mesmo (síntese);
- quanto às fontes do trabalho digitado, estas podem ser Times New Roman ou Arial, com tamanho 12 para o texto;
- o espaçamento “entre linhas” em todo o texto deve ser de 1,5;
- para destacar cada Título e/ou Subtítulo deve-se utilizar dois espaços de 1,5 tanto antes quanto depois;
- deve-se numerar as folhas à partir da Introdução, na margem inferior ou no fim da página, podendo ser alinhada a direita ou centralizada;
- todo trabalho deverá vir grampeado;
- a estrutura do trabalho deve ser dividida em três partes: a Capa, o Corpo e as Referências Bibliográficas;
- cada parte deve apresentar os seguintes elementos obrigatórios:
1. Capa:
Além de proteção externa do trabalho, a capa serve como elemento de identificação.
A capa do trabalho manuscrito deve ser confeccionada em papel almaço sem pauta, enquanto a do trabalho digitado deve ser em folha de papel Ofício ou A4.
Caso o aluno queira ilustrar a capa com desenhos ou figuras, estes devem estar de acordo com o tema, distribuídos de forma adequada, que não afete a configuração da Capa, não devendo exceder duas imagens.
A configuração e os principais elementos a constarem da Capa são:
- Nome do Estabelecimento de Ensino;
- Nome da Disciplina;
- Nome e Sobrenome do Professor Solicitante;
- Título do Trabalho;
- Nome completo do Aluno ou dos Membros do Grupo;
- Turma;
- Nome da cidade da Unidade Escolar;
- O mês e ano da entrega da pesquisa.
2. Corpo do Trabalho:
O corpo do trabalho deve conter os seguintes elementos: Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais (Conclusão).
Cada elemento integrante do corpo do trabalho deve ser apresentado em folha separada, ou seja, a Introdução em uma folha, o Desenvolvimento em outra, assim como as Considerações Finais.
2.1. Introdução »» Corresponde à parte inicial do texto do trabalho, tendo como finalidades principais: informar sobre a importância do tema pesquisado, a justificativa de sua escolha e os objetivos do seu estudo.
A palavra INTRODUÇÃO deve vir escrita ou digitada em caixa alta (letras maiúsculas), de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.
2.2. Desenvolvimento »» Parte principal do trabalho, onde se encontra a explanação do assunto pesquisado. Dependendo da temática abordada, pode-se incluir – nesta parte – o método utilizado.
A palavra DESENVOLVIMENTO deve vir escrita ou digitada em caixa alta, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.
2.3 Considerações Finais »» Corresponde à parte final do texto, onde o autor (aluno) expõe as suas conclusões quanto à pesquisa.
As palavras CONSIDERAÇÕES FINAIS devem vir escritas ou digitadas em caixa altas, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.
3.3. Referências Bibliográficas»» As fontes de pesquisa (livros, artigos, revistas, sites etc.) utilizadas pelo aluno e/ou alunos (grupo) devem constar, em folha separada, na parte das Referências Bibliográficas.
As palavras REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS devem vir escritas ou digitadas em caixa altas, de forma centralizada ou no lado esquerdo superior.
Os elementos principais que devem ser citados são: o Nome do Autor; o Título; o Subtítulo (se houver); a Edição; o Local; a Editora; a Data de Publicação.
O ano da Edição só é citado à partir da segunda edição. Se não houver nenhuma referência acerca desta é porque é a primeira edição.
Exemplos: SANTOS, Milton. O Trabalho do Geógrafo no Terceiro Mundo. São Paulo, Hucited, 1978;
Referências de documentos eletrônicos (exemplo):
AUTOR. Título da obra. Disponível na Internet via www. (endereço on line). Data de acesso.
DANTAS, Tiago. Os efeitos do aquecimento global no Brasil. Disponível na Internet via www.brasilescola.com/geografia/os-efeitos-aquecimento-global-no-brasil.htm. Arquivo capturado em 04 de fevereiro de 2009 (ou Acesso em 04 de fevereiro de 2009).
v OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:
. Deve-se RESPEITAR A DATA DE ENTREGA dos trabalhos, tendo em vista O NÃO RECEBIMENTO do mesmo fora do prazo estabelecido. Exceto nos casos de adiamento da data pela própria professora ou em casos específicos (atestado médico);
. Todos os aspectos relacionados ao trabalho escolar serão avaliados, a saber: o prazo da entrega, a apresentação externa (capa); a letra (legível); as ilustrações; o capricho; o conteúdo do corpo do trabalho (introdução, conteúdo e a conclusão), a síntese e as fontes bibliográficas.
foi uma otima dica para se fazer um trabalho mais tambem procurem visitar outros sites bjos
ResponderExcluir