EEEM
- PROFESSORA ELZA MARIA CORREA DANTAS
EEEM
– DR. ABEL FIGUEIREDO
PROFESSOR CRISTIANO GOMES LOPES
ANUAL
BÁSICO DE NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES PARA O ENSINO MÉDIO
São
Domingos do Araguaia – Pa.
Março
de 2012
APRESENTAÇÃO
Diante da preocupação em
melhor orientar os educandos na elaboração dos seus trabalhos escolares para
que os mesmos possam transmitir coerentemente o seu conteúdo e de forma
aceitável para os padrões do nível de ensino correspondente, é que esse simples
manual foi elaborado.
Portanto, este manual tem como objetivo uniformizar
a elaboração dos trabalhos escolares do EnsinoMédio das EEEM – PROFESSORA ELZA
MARIA CORREA DANTAS e EEEM – Dr. ABEL FIGUEIREDO, partindo do intuito de
padronizar o formato de apresentação, mas também em transformar em motivo de
satisfação pessoal para os autores dos trabalhos escolares que nesse caso serão
os alunos.
Diante deste contexto,
apresentam-se os principais elementos que compõem as normas de apresentação de
trabalhos escolares, fundamentados mesmo que de forma básica nas normas da
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
NORMAS DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS
ESTRUTURA DE APRESENTAÇÃO
ESTRUTURA
|
ELEMENTO
|
PRÉ-TEXTUAIS
|
CAPÁ
(OBRIGATÓRIO)
FOLHA DE
ROSTO (OBRIGATÓRIO)
SUMÁRIO
(OBRIGATÓRIO)
|
TEXTUAIS
|
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
|
PÓS-TEXTUAIS
|
REFERÊNCIAS
(OBRIGATÓRIO)
|
1
ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Os elementos
pré-textuais antecedem o texto com informações que ajudam na identificação e
utilização do trabalho na ordem escrita.
1.1 Capa (NBR 14724/05)
Elemento
obrigatório para proteção externa do trabalho. Deve conter os elementos
necessários à sua identificação na seguinte ordem:
a) Nome da instituição (Escola);
b) Nome completo do autor (Aluno);
c) Título do trabalho (Tema);
d) Local (nome da cidade da instituição
onde deve ser apresentado);
e) Mês e ano de apresentação e entrega
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1.2 Folha de rosto (NBR 14724/05)
Elemento obrigatório que contém os elementos essenciais à
identificação do trabalho. Deve incluir os elementos constantes da capa e a
natureza do trabalho com exceção do nome da instituição:
a) Autor
(aluno);
b) Título:
subtítulo (se houver);
c) Natureza
(trabalho, resumo, fichamento) e objetivo (aprovado em disciplina, grau
pretendido) e a instituição;
d) Nome
do professor;
e) local
(cidade);
f) ano
de entrega.
|
1.3 Sumário
O sumário consiste na enumeração das principais divisões e
outras partes do trabalho na mesma ordem e grafia que se sucedem no texto
acompanhado do número da página.
|
2
ELEMENTOS TEXTUAIS
Parte
inicial do trabalho, tem como finalidade dar ao leitor uma visão clara e
simples do tema do trabalho. A introdução deve informar:
b)
Justificativa
da escolha do tema;
c)
Objetivo
do estudo e/ou pesquisa;
d)
Organização
e distribuição do trabalho em seções.
A
introdução receberá a primeira seção do texto. As seções primárias sempre
iniciarão em folhas independentes.
|
Figura
4 – Modelo de Introdução.
2.2 Desenvolvimento
Parte principal do texto, contendo a exposição ordenada e
pormenorizada do assunto. Divide-se em seções e subseções, variando de acordo
com a natureza do estudo, a abordagem do tema e o método utilizado, ficando a
critério do autor retratar o conteúdo desenvolvido, destacando os pontos mais relevantes
do trabalho.
|
Figura
6 – Modelo de Desenvolvimento.
2.3 Conclusão
Parte final do texto na qual apresenta-se a conclusão
correspondente aos objetivos previamente estabelecidos.
|
Figura
6 – Modelo de Conclusão.
Os
elementos pós-textuais complementam o trabalho, possuem forma própria de
apresentação.
3.1 Referências
Elemento
obrigatório, constituído de uma lista de referências de todas as fontes
utilizadas no trabalho pelo (s) autor (es). As referências vêm em página
independente e numerada. A palavra REFERÊNCIA vem grafada e em caixa alta, de
forma centralizada.
Na
referência os elementos essenciais devem seguir a seguinte ordem:
AUTOR.
Título. x. ed. Local: Editora, ano. x p.
AUTOR.
Título: subtítulo. 2. ed. Local: Editora, ano. x p.
Os
elementos que foram retirados da internet (meio eletrônico como bases de dados,
sites, programas, mensagens eletrônicas devem conter os seguintes elementos
essenciais e acrescentar o nome do site onde foi disponibilizada a informação
(ex.: Disponível em: )
e o dia do acesso (ex.: Acesso em: 25 jan. 2006).
Ao
inserir o mês na data de acesso na referência de internet utiliza-se somente as
três primeiras letras do mês, exceto maio.
Exemplos
de modelos de referências:
BRASIL.
Presidência da República. Disponível em:
. Acesso em: 25 jan.
1999. (Documento on-line)
ECO
Umberto. Como se faz tese. 14 ed. São Paulo: Perpectivas, 1998. 126 p. (Livro)
DILÙ,
Mello. A boneca que regeu uma orquestra. Revista Carioca. Rio de
Janeiro, n. 13, v. 3, n. 44, jan./abr. 1990. (Revista)
MARTINS,
Suzana Matte Silveira. Administração de empresas. Porto alegre: EDPUCRS,
1997. 1 CD-ROM. (CD-ROM)
ROCHA,
Ruth. Minidicionário enciclopédico escolar: português. São Paulo: Scipione,
1996. 747 p. (Dicionário)
4
FORMAS DE APRESENTAÇÃO
4.1
Formato
O
texto deve ser apresentado em papel branco, formato A4 (210X297mm), digitado.
Recomenda-se
para a digitação a utilização de fonte tamanho 12 para o texto e 10 para
citações diretas e notas de rodapé.
4.2
Margens
Margem Esquerda e Superior: 3 cm.
Margem
Direita e Inferior: 2 cm.
4.3
Espacejamento
O texto deve ser digitado com 1,5 cm entre linhas e 2 cm
de parágrafo. Os títulos devem ser separados por dois espaços 1,5 cm do texto.
5
CITAÇÕES
São informações, idéias e sugestões extraídas ou colhidas
em outras fontes e mencionadas no texto
do trabalho, com a finalidade de enriquecê-lo e conferir-lhe maior autoridade.
5.1
Tipos
de citação
a)
direta:
quando o autor do trabalho copia, ou seja, transcreve literalmente, as palavras
do autor consultado, respeitando a grafia e a pontuação original.
b)
indireta:
quando o autor comenta ou parafraseia as idéias do autor consultado, sem a
reprodução exata do original.
5.2
Formas
de apresentação
a)
citações
curtas de até três linhas: transcritas entre aspas, incorporadas ao texto, sem
destaque, com a indicação de fonte onde foi retirada.
b)
citações
longas mais de três linhas: transcritas sem aspas, destacadas com recuo de 4 cm
da margem esquerda, utilizando fonte
tamanho 10.
Quando
houver aspas duplas na citação utilizam-se aspas simples.
No
caso da indicação da fonte no final da sentença o autor aparece em caixa alta.
Exemplo
1:
Uma
delas era o benefício exagerado para quem já ocupava cargo na prefeitura,
conquistado sem concurso, apenas por influência. ‘Pelo edital, os servidores
municipais já sairiam na frente com até 45 pontos de vantagem, num total de 100
de limite máximo.’ Entre os favorecidos incluía-se o próprio prefeito! (FRANCO,
1998, p. 13).
Exemplo 2:
Segundo
Franco (1998, p. 13) “Nossos prefeitos se batem para levar indústrias a seus
municípios, no entanto resistem a oferecer ensino aos munícipes preferindo
deixar essa tarefa para o governo estadual.”
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