quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Brevissima História de São Domingos do Araguaia

História de São Domingos do Araguaia


O processo de ocupação do território que viria a se tornar o município de São Domingos do Araguaia teve início com a chegada de imigrantes nordestinos dando destaque para o lavrador piauiense Serafim Canário da Silva, no ano de 1952. A partir do ano de 1953 outras famílias nordestinas também foram se fixando no local desenvolvendo a atividade extrativista da castanha-do-pará, com o avanço do extrativismo surge um povoado conhecido como “Centro das Latas” devido a grande quantidade de latas de querosene espalhadas nas frentes das casas do povoado e que eram utilizadas na coleta da castanha.

O nome "São Domingos" surgiu em 1955, sugerido pelo padre da ordem dominicana que realizava a catequese dos nativos da região conhecido como Frei Gil que celebrou a primeira missa no local e na ocasião trouxe uma imagem de São Domingos de Gusmão que passou a ser o padroeiro da localidade que passou a ser conhecida como “São Domingos das Latas” termo pejorativo para muitos que moravam na localidade.

Nos anos 70 São Domingos passou por um aumento populacional considerável devido a abertura da Transamazônica onde instalaram acampamentos para os trabalhadores das Empreiteiras no local onde hoje se encontra a sede do município. Atrelado a esse acontecimento o garimpo e a extração de madeira fomentaram e estimularam a migração cada vez maior de pessoas para essa região aumentando consideravelmente a população do povoado que pertencia ao Município de São João do Araguaia. Com o rápido crescimento e desenvolvimento do distrito começou haver reivindicações pela autonomia política já que a localidade abrigava a maioria dos comerciantes e produtores de São João do Araguaia. Em 1991 foi realizado o plebiscito para emancipação do município tendo 99,5% dos votantes apoiado esse movimento, que se concretizou no mesmo ano. A área do município de São Domingos do Araguaia foi desmembrada do município de São João do Araguaia.

Elevado à categoria de município com a denominação de São Domingos do Araguaia, pela lei estadual nº 5706, de 27-12-1991, desmembrado de São João do Araguaia. Sede no atual distrito de São Domingos do Araguaia. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Destaque histórico do município de São Domingos do Araguaia foi a "Guerrilha do Araguaia", luta armada iniciada pelos militares do Partido Comunista do Brasil contra o regime militar e sufocada entre 1972 e 1974 pelo Exército. Houve na época morte e desaparecimento de moradores, a exemplo do que aconteceu com os grupos de guerrilheiros civis que instalaram-se em vários povoados, com Bom Jesus e Vila Metade, onde se apresentavam como agricultores ou comerciantes. Os militares praticaram atos de violência contra a população, guardados na memória dos moradores mais antigos. Somente com a reabertura democrática é que a população nacional tomou conhecimento desses fatos, mesmo assim, superficialmente.

O movimento migratório continua forte até os dias de hoje.

3 comentários:

  1. Eu sou conhecedor dessas triste pagina da História do Ceará e do meu querido Cariri. Me sinto envergonhado e indignado pela omissão e indiferença por acontecimentos que são empurrados para o esquecimento.
    por eu ser professor de história e cratense me sinto tbm na responsabilidade de resgatar esse episodio da nossa sangrenta história.
    vou divulgar o texto
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Sou de São Domingos do Araguaia-PA, é muito bom saber sobre a história da minha cidade.Adoro ler assuntos sobre a guerrilha.Parabéns pelo texto simples e de fácil compreensão ...

    ResponderExcluir
  3. Esses acontecimentos citados acima me faz faz me viaja em minhas memórias,historias contadas por meus avós, histórias de dor e sofrimentos que passaram, tendo que fugir com seus filhos pequenos em busca de abrigos, onde foram arracados de se um direito de viver, escurrassados de sua terra por medo de morrer!

    ResponderExcluir