sexta-feira, 24 de setembro de 2010

INCLUSÃO DIGITAL

Mesmo sendo um pais cheio de disparidades e anomalias sociais, a nessecidade de ter acesso aos avanços tecnologicos que estão cada vez mais presentes na vida cotidiana, faz com que as pessoas se interessem cada vez mais em ter acesso a esses avanços, porem nem toda sociedade tem facilidade de acesso a gama de instrumentos, equipamentos e meios tecnologicos. Segundo a wikipédia:

“Inclusão Digital ou infoinclusão é a democratização do acesso às tecnologias da Informação, de forma a permitir a inserção de todos na sociedade da informação. Inclusão digital é também simplificar a sua rotina diária, maximizar o tempo e as suas potencialidades. Um incluído digitalmente não é aquele que apenas utiliza essa nova linguagem, que é o mundo digital, para trocar e-mails, mas aquele que usufrui desse suporte para melhorar as suas condições de vida.”

A Inclusão Digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos que são: computador, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet que iremos considerar ele, um incluído digitalmente. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.
Entre as estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.

Os educadores devem estar aptos a incorporarem essas mudanças e transforma-las em meios eficiente para construção do conhecimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário