sexta-feira, 16 de maio de 2014

Projeto "Ensinando e aprendendo com as REDES SOCIAIS"

Apostar no uso das Redes sociais no contexto educacional e garantir uma maior aceitabilidade e engajamento dos alunos no processo de Ensino Aprendizagem, onde as inúmeras ferramentas de interação utilizada nesses espaço tem um potencial incalculável no resultado positivo da construção e compartilhamento do conhecimento a ser produzido dentro e fora da escola.
Diante desse cenário, educadores e professores devem explorar ao máximo o potencial das redes sociais, fazendo delas um canal de apoio a mais para sua pratica docente.
É com esse intuito que a EEEM - Prof Elza Maria Correa Dantas esta realizando o Projeto "Aprendendo e Ensinando com as REDES SOCIAIS". Onde professores de várias disciplinas utilizam as ferramentas interativas das redes sociais como FACEBOOK e WHATSAPP para formar comunidades e grupos de aprendizagem, sendo que esses espaços são administrados pelos professores que tutoram as postagens, orientam e tiram duvidas sobre os conteúdos trabalhados em sala e promovem a participação efetiva dos membros desses ambientes que tomam forma de espaço educativo.
 Assim, a aprendizagem se torna mais prazerosa e significativa, pois os alunos se tornam mais espontâneos e participativos, dando uma nova roupagem nas aulas e atividades extra classe.


O projeto conta com a participação ainda tímida dos professores, mas conquista adeptos a cada dia, pois as redes sociais não são apenas um vicio dos alunos. Os Docentes por mais resistes que sejão as novas tecnologias, ao entrarem em contato com as redes sociais também se tornam no mínimo simpatizantes desses espaços e isso facilita o aprendizado dos docentes provocando um duplo aprendizado
 A implantação do projeto ainda esta na sua fase inicial, mas já começa a render bons resultados com a formação dos grupos do whatsApp em disciplinas especificas como o caso de História, onde eu como Professor de História já conto com grupos em todas as salas que leciono.



2 comentários:

  1. Muito boa a iniciativa de ensinar como usar as redes sociais, pois tem gente que acha que é só acessar e ponto, mas sabemos que devemos ter alguns cuidados!

    ResponderExcluir
  2. Verdade! os cuidados são inúmeros e o professor deve ser o mediador desse processo, onde o mesmo ensina e aprende.

    ResponderExcluir