terça-feira, 15 de julho de 2014

AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.




            Diante do aumento cada vez crescente do número de matrículas na Educação a Distância no Brasil, a discussão a cerca dessa modalidade de ensino também cresce proporcionalmente, sendo que muitos críticos desse modelo acabaram se rendendo aos benefícios e as vantagens inerentes a EAD. Outros porem continuam apontando falhas e desvantagens para o modelo a distância de ensino, mesmo não o conhecendo a fundo ou até mesmo por conhecer o modelo EAD.
            Diante desse contexto, apontaremos as vantagens e desvantagens da EAD no cenário da educação brasileira.

  • Vantagens:

*   O modelo de educação a distância pode atender um público muito variado e heterogênio de pessoas;

*   A flexibilidade de horários para estudo facilita o ingresso de um número cada vez maior de pessoas que já estão no mercado de trabalho e precisam de qualificação mas não tem tempo para obter essa qualificação pelo modelo presencial de educação;

*   A EAD é muito mais democrática e inclusiva, pois ela possibilita o acesso a formação superior a pessoas que não moram em grandes centros urbanos onde estão localizadas as instituições de ensino superior, sendo que a EAD alcança e atrai pessoas de diversos níveis sociais, onde antes no modelo presencial a formação superior era na grande maioria realidade das classes mais favorecidas economicamente;

* O modelo EAD proporciona uma educação sem fronteiras, onde a construção e compartilhamento do conhecimento não são condicionados a um espaço fechado com tempo determinado de sua construção;



  • Desvantagens:

*    Devido ainda a legislação vigente exigir uma formação que para os críticos é baixa para a atuação de tutores na EAD, muitos taxam os tutores/professores de menos qualificados que os da educação presencial;
 
*   Assim como no modelo presencial, a quantidade de alunos por turma é muito alto, sendo que na EAD esse numero é mesmo muito superior na média por turmas formadas, influenciando negativamente na atuação dos tutores que terão que se empenhar ainda mais para compreender as necessidades dos alunos, dar feedback e orientar os alunos;


*   Muitos alunos não se adaptam ao modelo EAD por não terem conhecimentos básicos de informática acrescentando ainda que a internet no Brasil é uma das mais lentas e caras do mundo, e como a EAD exige ter uma boa conexão com a rede e equipamentos que possibilitem executar não apenas ao acesso como também o cumprimento  das tarefas, trabalhos e avaliações nos ambientes virtuais de aprendizagem;


*   Outra situação apontada como desvantagem para EAD é o preconceito ainda existente no meio acadêmico e no mercado de trabalho que ainda acreditam que os profissionais oriundos da EAD são menos preparados;
  •  Sugestões para diminuir o impacto das desvantagens:
            A baixa qualificação de tutores apontado com desvantagem no texto acima, não é um problema não é apenas da EAD, uma vês que existem muitas falhas na formação de professores no modelo presencial, e para amenizar ambas as situações, é necessário que políticas públicas devam  ser repensadas e os recurso destinados pelo governo deveriam ser melhor aplicados para que os resultados sejam mais positivos. E para EAD a legislação poderia exigir maior grau de formação para a atuação de tutores, porem também é notório que existem excelentes profissionais na EAD.
            No que tange o número elevado de alunos nas turmas da EAD, esse fato seda porque muitas instituições prezam pelo lucro, pois mesmo o Estado esta investindo e apostando na EAD, esse nicho econômico é muito promissor para iniciativa privada. Assim, para que o trabalho do tutor seja mais produtivo e a aprendizagem seja ainda mais efetiva, é necessário que haja uma diminuição do número de alunos por turmas formadas.
             Em relação ao desconhecimento das ferramentas básicas do uso da informática, é interessante que quem busque a EAD para se qualificar, tente também, mesmo que de forma paralela, buscar aprender a utilizar a informática, pois esse desconhecimento pode comprometer o sucesso no modelo a distancia de ensino. Já a qualidade da internet, cabe ao Estado tomar medidas que melhorem e disponibilize a mais pessoas e lugares uma banda larga que atenda as necessidades latente dos usuários brasileiros.
            Em relação ao ainda existente preconceito acadêmico e do mercado de trabalho sobre os profissionais oriundos da EAD, o mesmo só será superado quando tanto o meio acadêmico como o mercado passem a conhecer de fato a metodologia e o funcionamento do modelo de educação a distancia, sendo que a partir desse conhecimento o preconceito diminuirá, e isso já acontece na medida que se conhece a fundo a EAD. Essa situação ainda persiste, justamente porque existem instituições e profissionais da EAD que assim como no modelo presencial, trata o aluno como cliente, e objetivando apenas o lucro acabam denegrindo a imagem da EAD.


REFERÊNCIAS:

PUERTA, A.A.; AMARAL, R.M. Comparação da Educação Presencial com a Educação a Distância Através de Uma Pesquisa Aplicada. Disponível em <http://www.sbu.unicamp.br/snbu2008/anais/site/pdfs/2866.pdf>. Acesso em 14 de julho de 2014.
Revista Nova Escola. Educação a Distância vale a pena?. Disponível em <http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-inicial/vale-pena-entrar-nessa-educacao-distancia-diploma-prova-emprego-rotina-aluno-teleconferencia-chat-510862.shtml>. Acesso em 14 de julho de 2014.

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