TRANSFORMAÇÕES PROVOCADAS PELA TECNOLOGIA NA VIDA COTIDIANA E NA ESCOLA

Como afirma Pontuschka, Paganelli e Cacete (2007, p. 59):
“Diante do Avanço tecnológico e da enorme gama de informações disponibilizadas pela mídia e pelas redes de computadores, é fundamental saber processar e analisar esses dados. A escola, nesse contexto, cumpre papel importante ao apropriar-se das várias modalidades de linguagens como instrumentos de comunicação, promovendo um processo de decodificação, análise e interpretação das informações e desenvolvendo a capacidade do aluno de assimilar as mudanças tecnológicas que, entre outros aspectos, implicam também novas formas de aprender”.
A escola necessita se adaptar a esses inovações e aproveitar todo esse potencial motivador e estimulante que a internet e seus caminhos oferecem para para proporcionar uma aprendizagem significativa e eficiente para o corpo discente.
Os profissionais de educação, principalmente educadores e professores, devem adentrar nesse meio tecnológico, buscando familiarizar-se com ele tornando-se gerenciador do processo de ensino aprendizagem promovendo uma troca mutua de conhecimentos que gerem o apoderamento desse conhecimento por parte dos alunos.
Essa preocupação se deve principalmente pelo fato da escola ser a instituição responsável pela construção do saber sistematizado e como existem muitas outras formas de se obter informações, tanto escola como professores devem gerenciar, filtrar e orientar esse bombardeio de informações transformando-as em conhecimento.
As dificuldades para tornar a escola nesse local significativo e motivador se dá na pratica de métodos tradicionais e sem nenhum significado para uma geração antenada com as inovações tecnológicas que não encontra entusiasmo para se inserir em local avesso ao mundo virtual.

“obrigar o audiovisual, cinema, vídeo, televisão e, agora, as multimídias a entrar à força nas categorias preexistentes da educação é o mesmo que não utilizá-lo.”
A incorporação e adaptação a esses meios tecnológicos é uma saída mais que viável para salvar o ambiente escolar da evasão e o insucesso no processo de ensino aprendizagem.
Suspeito que você vai gostar do Grupo de Estudos Educar na Cultura Digital (www.educarnaculturadigital.org.br)! Abraços,
ResponderExcluirVanessa Rodrigues
Programa EducaRede Brasil
Excelente texto! Vai de encontro a tudo que usamos como base para o desenvolvimento do Sistema Revoluti ( www.revoluti.com.br ), solução que integra mobiliário, hardware e software aos fundamentos da pedagogia moderna.
ResponderExcluir